Dia da Mulher Negra

O Dia da Mulher Negra foi instituído oficialmente pela presidente Dilma, em 2014, que também instituiu como o Nacional de Tereza de Benguela.

 

Quando é o Dia da Mulher Negra

Dia da Mulher Negra é comemorado no dia 25 de julho, bem como o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Tereza foi uma rainha do quilombo Quariterê, no Mato Grosso, no século 18 e é considerada símbolo da resistência contra a escravidão.

O quilombo Quariterê existiu do ano de 1730 a 1795. Tereza de Benguela foi capturada e morta em 1770. Durante seu reinado, criou uma forma de governo semelhante ao parlamentarismo, produziu armas para defesa do quilombo, organizou o plantio de alimentos, fabricação de tecidos e muito mais.

 

Dia da mulher negra e o Primeiro Encontro de Mulheres Negras e Caribenhas

O primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas foi realizado em Santo Domingos, na República Dominicana, no ano de 1992. Neste encontro, nasceu também o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, que passou a ser comemorado também no dia 25 de julho. Saiba mais.

 

Diferenças entre o Dia Internacional da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher

Ter um dia próprio para as mulheres negras é importante porque as condições das mulheres negras diferem da maioria das mulheres de outras etnias.  Diferentemente do Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 8 de março, se dá por conta das especificidades das condições da mulher negra, histórica e socialmente.

Enquanto as comemorações e eventos do Dia Internacional da Mulher tratam de temas mais genéricos sobre os direitos e injustiças, o Dia da Mulher Negra possui temas mais relacionados ao racismo e o machismo que as mulheres negras enfrentam ou outra forma de opressão direcionada a mulher negra.

 

Compartilhe Mensagem do Dia da Mulher Negra

Ajude a divulgar esta data compartilhando esta mensagem no Facebook, Instagram e WhatsApp.

COMPARTILHAR ->