O que é Social Media Marketing, estratégia, a profissão e cursos

Social Media Marketing (Marketing nas Mídias Sociais) é uma das áreas do Marketing Digital que vem crescendo muito nos últimos anos.

As grandes redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube tomaram o espaço dos blogs e sites, forçando os profissionais do Marketing Digital a desenvolverem novas estratégias.

A procura por cursos de Social Media Marketing vem aumentam ano a ano.

Mas, afinal, o que é Social Media Marketing? É o que veremos a seguir.

 

O que é Social Media Marketing (SMM)

O que é social media marketing, profissão, cursos e estratégiasPodemos dizer de forma simples que Social Media Marketing, conhecido no Marketing Digital como SMM é o marketing feito dentro das redes sociais, como bem define Érico Rocha, no seu artigo O que é Social Media Marketing, no site ignicaodigital.com.br.

Social Media Marketing é qualquer ação ou estratégia realizada para promover um produto, serviço, marca ou pessoa em uma rede social.

 

Quais as principais estratégias do Social Media Marketing

As estratégias mais usadas no marketing nas mídias sociais são o Marketing de Conteúdo e Campanhas de Anúncios.

 

Marketing de Conteúdo nas mídias sociais – o poder das imagens

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair e “ensinar” clientes através de textos, vídeos, imagens e infográficos.

No entanto, para que funcione, é preciso que o conteúdo seja relevante o suficiente para que haja um relacionamento entre o consumidor e a empresa.

Como este exemplo de infográfico, criado aqui no site Imagens Free, para área de ortodontia.

O infográfico ilustra de forma didática quais alimentos devem ser evitados no uso de aparelhos fixos.

A imagem atrai  possíveis clientes para as clínicas e os ensina a evitar certos alimentos que podem atrapalhar o tratamento ortodôntico.

Esta é a principal diferença com o Marketing tradicional, que invade o espaço das pessoas, e o Marketing de Conteúdo, que atrai clientes através de conteúdos que educam.

 

SMO – Social Media Otimization

É a otimização das postagens nas redes sociais. Otimizar é melhorar o conteúdo nas redes para que alcance e engaje mais pessoas para sua página.

Com o SMO você terá uma estratégia de conteúdo nas redes sociais integrada com ações de marketing com várias redes sociais, com outros canais e com seu site.

Ter o maior número de seguidores, curtidas e compartilhamentos não é o suficiente, é preciso gerar leads, ou seja, alguma forma de contato onde a sua persona deixa um número de telefone ou email.

Para que isso ocorra, será preciso uma estratégia que conduza sua persona para fora da rede social, direto para uma página de captura de email (landing pages).

Você pode saber mais sobre SMO no site da Rock Content.

 

Campanha de anúncios – que não parecem anúncios

Anúncios Social Media Marketing

É aqui que muitas empresas erram e perdem dinheiro.

Esquecem que estão dentro de uma mídia onde o público odeia anúncios tradicionais que vendem coisas e serviços.

Os anúncios não podem ter cara de anúncio. Veja o exemplo de anúncio da Monday.com no Facebook.

Parece uma postagem, mas contém frases com gatilhos mentais e o logotipo só aparece no final do vídeo, aliás nem é um vídeo, está mais para um gif animado.

 

Primeiros passos do Social Media Marketing no Brasil

Se você tem mais de 30 ou 40 anos, deve lembrar do Orkut da Google, primeira paixão dos brasileiros em relação às redes sociais, cujo auge durou entre 2005 a 2008.

Praticamente não se conhecia no Brasil o termo Social Media Marketing, nem havia muito interesse no assunto, como você pode ver abaixo o gráfico do Google Trends.

 

Interesse por Social Media Marketing no Brasil
O interesse por Social Media Marketing é recente no Brasil, como mostra o gráfico do Google Trends.

 

Foi no Orkut que o Social Media Marketing deu seus primeiros passos significativos no país, através de comunidades oficiais.

As mais relevantes foram a Coca-Cola, Casas Bahia e a Nike que fizeram parcerias com a Google para lançar suas comunidades.

No Orkut, descobriu-se que a palavra-chave para o sucesso da estratégia do Social Media Marketing é o relacionamento com os consumidores.

O Orkut é a primeira plataforma onde começa os primeiros experimentos do Social Media Marketing
O Social Media Marketing começa no Brasil com as primeiras comunidades oficiais de empresas.

 

Foi então que as marcas perceberam que estavam diante de um novo desafio: atrair e manter seguidores.

Com o surgimento do Facebook, o Orkut foi perdendo seus fãs até desaparecer.

Nascia, então, uma nova plataforma para o Social Media Marketing.

 

Consagração das Redes Sociais com a segmentação do público-alvo (personas)

Mais preparado para o marketing digital das empresas, o Facebook criou as FanPages, separando as empresas dos perfis dos usuários comuns.

Mas o mais espetacular é a segmentação do público-alvo (personas) para a criação de campanhas que o Facebook proporciona.

A mensuração dos resultados nos investimentos em Marketing no Facebook também foram importantes para a consagração da plataforma como principal mídia para as marcas.

No entanto, o ciclo de vida das redes sociais não é eterno.

O Facebook começa a perder força, o Instagram é a bola da vez e o YouTube segue crescendo com seus vídeos que educam e divertem seus usuários.

É a força das imagens que toma conta do marketing nas mídias sociais. É nisto que o site Imagens Free acredita: no poder das imagens na internet.

 

Tendências do Social Media Marketing em 2019

Em 2019 os vídeos virão com toda força.

O profissional de Social Media Marketing terá que desenvolver estratégias que utilizem esta ferramenta e mantenham suas personas seguindo suas marcas nas redes sociais até convertê-las em consumidores.

Vídeos na vertical para celulares irão crescer em 2019 e serão um desafio para a produção que terá que produzir também para o Youtube no formato horizontal.

O formato na vertical irá consolidar-se nos vídeos no Stories do Instagram, com alcance muito maior que as postagens de imagens quadradas.

O IGTV, canal de vídeo do Instagram, é visto por alguns como sem sentido já que o Stories cumpre a função, e não deve crescer muito em 2019.

Nem vou falar aqui da decadência do Facebook, no entanto, continuará forte para o público mais velho.

O WhatsApp (embora há dúvidas se podemos considerá-lo uma mídia social) continuará forte para vender mais e terá novidades neste ano. Anúncios serão publicados na seção de “status”, vídeos serão pré-visualizados na notificação de “push”.

 

A profissão e cursos sobre Social Media Marketing

A alta velocidade das mudanças na área do Marketing nas Mídias Sociais e o surgimento de novas tecnologias e aplicativos são os principais desafios do profissional da área e dos cursos tradicionais.

O profissional de Marketing de Mídias Sociais precisa se reciclar o tempo todo porque as estratégias mudam conforme a persona migra de plataforma e aplicativos caem em desuso.

O uso crescente do WhatsApp por quase todo consumidor, por exemplo, fez com que a estratégia de usar anúncios no Facebook fosse substituída em parte pela criação de grupos e lista de transmissão no WhatsApp.

Os cursos tradicionais e pós-graduação em social media não conseguem acompanhar a velocidade dessas mudanças e ficam obsoletos antes mesmo do aluno terminar o curso.

 

cursos especializados em Marketing em Mídias Sociais
A procura por cursos especializados em Marketing em Mídias Sociais ainda é pequeno, cerca de 20 buscas no Google por mês. No entanto, cursos de Mídias Sociais (Social Media) tem crescido rapidamente todos os anos.

 

A saída para manter-se atualizado tem sido os cursos de marketing de autodidatas, consagrados pela prática diária no marketing dentro das redes sociais ou de plataformas de ensino à distância, como o site Alura, com cursos de Social Media Marketing.

 

 

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