Dia Nacional do Teatro

Dia Nacional do Teatro é celebrado no dia 19 de Setembro.

O dia 19 de setembro foi considerado, oficialmente, como o “Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos” depois da criação da Lei 13.442/2017.

O objetivo é ajudar a divulgar a cultura por meio de atividades de teatro que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.

A organização não governamental Escola de Gente – Comunicação em Inclusão criou a campanha “Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos” em junho de 2011.

A criação da Lei foi inspirada nessa campanha.

 

A história do teatro no Brasil

O teatro foi trazido para o Brasil pelos jesuítas, em meados do século XVI, com o intuito de catequizar os índios.

As primeiras peças eram escritas em tupi, português e espanhol, representadas por índios, estudantes, brancos e mestiços. A peça mais popular na época foi escrita pelo Padre Anchieta, a peça Auto de Pregação Universal, escrita entre 1567 e 1570, e representado em diversos locais do Brasil.

Somente no século XVIII é que os primeiro tablados começam a surgir, eram itinerantes e montados em praça pública. Posteriormente, os tablados começaram a fixarem em locais específicos, as chamadas Casa da Ópera ou Casa da Comédia, foi quando surgiram as primeira companhias de teatro.

As peças tinham influência estrangeira, tais como Molière, Voltaire, Maffei, Goldoni e Metastásio.

Em 1808, com a vinda da família real portuguesa, o teatro brasileiro ganha um novo impulso com o decreto de João VI, em 1810, que estimulou a construção de novos teatros.

Com o movimento literário do Romantismo, no fim da metade do século XIX, finalmente temos um teatro com peças genuinamente brasileiras. Martins Pena foi um dos responsáveis pôr isso, através de suas comédias de costumes.

Fonte: http://baraoemfoco.com.br

 

Outras datas relacionadas ao Dia do Teatro

No dia 21 de março, celebra-se o Dia Universal do Teatro, o Dia Mundial do Teatro é comemorado dia 27 de março.

Saiba mais sobre o Dia Universal do Teatro

 

RECOMENDAMOS TAMBÉM...