Dia do Cliente se comemora no Brasil no dia 15 de setembro. A data foi criada para que o comércio homenageasse o consumidor, bem como os prestadores de serviço agradecessem seus clientes pela sua fidelidade.
Ano a ano, a data vem crescendo de importância para o comércio varejista que realiza descontos e promoções de produtos.
Origem do Dia do Cliente
Segundo o site calendarr.com, O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego.
Atualmente está vigente em 14 estados e mais de 160 municípios do Brasil.
Diferenças entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor
A primeira grande diferença entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor é a data de comemoração. Enquanto o Dia do Cliente é celebrado no dia 15 de setembro, o Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março.
A segunda diferença está na origem da cada uma. O Dia do Consumidor foi, inicialmente, denominado como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Os Direitos do Consumidor entrou em debate após discurso, em 1962, pelo então presidente dos E.U.A. J.F. Kennedy, sobre os direitos dos consumidores. No Brasil, foram criadas leis do Direito do Consumidor e a data foi escolhida pelo varejo para realizar promoções e aumentar as vendas em um mês considerado de baixo consumo.
A origem do Dia do Cliente já comentamos aqui, no entanto podemos dizer que a semelhança atual entre as duas datas é que ambas são celebradas para aumentar as vendas em épocas de baixo consumo.
Dia do Cliente cresce de importância ano a ano, segundo a Google
O vídeo do Google Ads mostra que em 2017 as buscas pelo termo Dia do Cliente chegaram a contabilizar 300 mil buscas sobre a data na semana do Dia do Cliente.
O varejo descobriu que pode vender mais na semana do cliente
As empresas de varejo, como as Casas Bahía e Pontofrio, estão atentos a mais uma data de oportunidades e aproveitam a semana do dia 15 de setembro para ofertar produtos de ticket médio alto, como smartphones, tevês e eletrodomésticos.
Dê mais do que parabéns, dê descontos e vantagens a seus clientes
Mais do que enviar mensagens de agradecimento e desejar um “Feliz Dia do Cliente”, é uma ótima oportunidade para aproximar-se dos seus clientes.
Ações de marketing com brindes, convites para visitar a loja, eventos, sorteios, combos com preço especial e descontos relâmpagos na Semana do Cliente funcionam muito no varejo.
Exemplo de cupom de desconto da Ponto Frio para a Semana do Cliente
A Ponto Frio criou este modelo de cupom de desconto para a semana da promoção para serem publicados em sites parceiros e no site da loja.
Um logotipo simples para a campanha, selo de desconto e a informação dos benefícios para o consumidor compõem o layout do cupom.
Tudo o que o cliente quer é o benefício do Dia do Cliente.
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