Se você chegou até este artigo, provavelmente é porque está de luto pelo seu cachorro ou porque conhece alguém próximo que está sofrendo pela perda de um pet. Perder um animal de estimação pode ser uma experiência muito dolorosa, pois os pets muitas vezes se tornam membros queridos e especiais de nossas famílias.
Como lidar com o luto pelo seu cachorro
Segundo psicólogos especialistas (site G1), o processo pela passagem pelo luto causado pela perda de um pet é muito semelhante ao luto pela perda de uma pessoa muito próxima. O processo de luto segue fases bastante difundidas pela literatura médica, como a negação, raiva, tristeza e aceitação. No entanto, os sentimentos muitas vezes essas etapas não seguem uma ordem definida e nem todo mundo sente raiva ou não aceita a morte de um ente querido. É um processo que varia de pessoa para pessoa, porém todos passam pelo luto com a dor da tristeza.
Por se tratar da perda de um animal de estimação, não é raro que amigos e conhecidos não compreendam a tristeza profunda do enlutado.
7 Sugestões Para Lidar Com o Luto Pelo Seu Pet
Aqui estão algumas sugestões para lidar com o luto pelo seu cachorro:
- Permita-se sentir.
- Crie um espaço em memória do seu pet.
- Busque apoio.
- Faça uma atividade em homenagem ao seu cachorro.
- Cuide de si mesmo.
- Se Precisar, Busque Ajuda Profissional.
- Compartilhe memórias.
Lembre-se de que o processo de luto é pessoal e não segue um cronograma específico. Dê a si mesmo o tempo que precisar para passar por esse processo e saiba que é normal sentir-se triste. Seu cachorro ocupará sempre um lugar especial em seu coração e será lembrado com carinho. Veja a seguir em detalhes.
1) Permita-se sentir
É completamente normal sentir tristeza, perda e até mesmo raiva quando um ente querido, incluindo um animal de estimação, falece. Dê a si mesmo o tempo e o espaço para processar esses sentimentos.