Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de março

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Busque mais imagens desse dia aqui:


Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Desenho para você baixar e compartilhar com seus amigos do Facebook e Instagram. Imagens free nos formatos 800px X 800px, arquivos em PNG, JPG e GIF e formato para capa do Facebook.

 

dia internacional contra a discriminacao racial

Descrição: formatos 800 px x 800 px (JPG, GIF, PNG), 72 dpi e capa do Facebook no formato PNG.

Licença: livre para uso comercial ou particular desde que mantenha a url “imagensfree.com.br”, no canto da imagem, ou colocado os créditos com os dizeres “criado por imagensfree.com.br”

BAIXE GRATUITAMENTE

dia internacionalcontra a discriminacao racial baixar

 

 

Imagem do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial para capa do Facebook.

 

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Fontes: Wikpedia, portoalegre.rs.gov.br

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.

No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta na qual estava escrito aonde eles poderiam ir.

Cerca de vinte mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas [1].

Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do apartheid. No dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte. Essa marcha é lembrada até os dias de hoje, por muitos de nós ainda.

Em memória a esse massacre, a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.

 

Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, “para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

Outros imagens com mensagens de datas comemorativas:

desenho de coelho de pascoaimagem de pascoaimagens com mensagens de datas comemorativasdata comemorativa da saude e nutricao

 

Veja aqui Calendário com datas comemorativas de 2017:

Salvar

Salvar